Modelagem de dispersão atmosférica para fábrica com recuperação de solventes
O estudo teve como objetivo avaliar o impacto na qualidade do ar causado pelas emissões de uma fábrica que realiza a recuperação de solventes orgânicos. Foram estudados dois cenários de emissões através da modelagem matemática de dispersão atmosférica: o cenário atual; e o cenário após uma modificação de processo de tratamento que ainda seria realizada. Essa forma de avaliação busca prever a efetiva melhoria ou detrimento da qualidade ambiental que pode ser alcançada com a modificação do processo em relação ao cenário atual.
Devido à inexistência de um monitoramento da qualidade do ar adequado na região e à impossibilidade de se investigar os impactos reais antes que a empresa seja modificada, foi utilizado o modelo de dispersão AERMOD (recomendado pela US EPA, Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) para a previsão do impacto.
Os poluentes avaliados foram: Material Particulado (MP), Óxidos de Nitrogênio (NOx), Monóxido de Carbono (CO), Óxidos de Enxofre (SOx) e odores. Os dados de concentrações desses poluentes foram obtidos a partir de medições em campo e laudos fornecidos pela empresa. Esses resultados em conjunto com dados topográficos e meteorológicos, permitiu a realização do estudo de modelagem.
Como resultado, as emissões de MP, SOx e CO no cenário atual não causam impactos nos receptores. Já as emissões de NOX, ultrapassaram o padrão de qualidade do ar em mais de 10 eventos. Em relação às emissões odorantes, locais próximos à empresa avaliada sofrem impacto significativo. Em locais mais distantes, os odores originados pela contratante do estudo podem causar impactos relevantes, de acordo com as condições meteorológicas. O tom hedônico dos odores contribuiu para tal fato (odor desagradável).
Com a modificação da unidade, as emissões de NOx acrescerão de forma substancial. Caso as condições de dispersão não sejam promovidas ou não seja feito o abatimento deste poluente, concentrações elevadas serão encontradas no entorno. De acordo com a modelagem matemática realizada, as concentrações de NO2 ultrapassarão os padrões de qualidade do ar com frequência significativa (centenas de vezes em alguns pontos). Por outro lado, a alteração proposta reduzirá os incômodos causados pelos odores. Apesar disso, as emissões odorantes de outras fontes da unidade que, a priori, não sofrerão modificações no tratamento dos gases, continuarão a serem sentidas em locais bem próximos à empresa.
Serviços associados ao case:
• Modelagem de dispersão atmosférica
• Análise olfatométrica
Deixe um comentário