Erupções vulcânicas x Aviação – NASA desenvolve ferramenta

Erupções vulcânicas tem como um de seus principais emissões os dióxido de enxofre e partículas. Esses poluentes, quando em contato com os propulsores de aeronaves podem causar falhas graves. Devido a esse fato, durante esses eventos, inúmeros vôos são cancelados ou tem suas rotas recalculadas, gerando prejuízos incalculáveis para passageiros e empresas aéreas. Foi assim durante a erupção daquele vulcão da Islândia (ou Eyjafjallajökull, como preferir) no ano de 2010 e na do Cabulco, no Chile (em abril de 2015). A Agência Espacial Estadunidense (NASA), e seu cientista Nickolay Krotkov vêm desenvolvendo uma ferramenta para caracterizar a estrutura 3D das nuvens vulcânicas.

Maiores detalhes podem ser vistos no vídeo da NASA:

(Ative as legendas em português, clicando em legendas, depois na engrenagem, legendas e traduzir automaticamente – Português)

Por meio de sensores instalados no satélite Suomi NPP a NASA consegue estimar as concentrações de dióxido de enxofre e partículas em três diferentes camadas de altitude. Essas concentrações, posteriormente, podem ser acopladas a modelos meteorológicos e prever a dinâmica dessas nuvens contendo esses poluentes danosos. Essas previsões teriam papel importante para evitar cancelamentos, e determinar quais rotas são mais seguras para os vôos.

Fonte: Agência Espacial Estadunidense – NASA – https://svs.gsfc.nasa.gov/12221

Deixe um comentário