Radônio e o câncer de pulmão
Sabe-se que causa da maior parte das ocorrências do câncer de pulmão é proveniente do tabagismo. No entanto, pesquisas recentes têm notado um acréscimo na incidência dessa doença em não fumantes. E a explicação pode estar no gás radônio. Ele é um gás proveniente do decaimento radioativo de minerais de urânio, que permeia o solo e atinge os níveis inferiores das construções. Ele é inodoro e incolor, o que torna difícil a sua detecção. Nos Estados Unidos o gás radônio é a 2ª principal causa da ocorrência de câncer de pulmão, acarretando em 21.000 óbitos anuais.
No último dia 4, o Jornal da Band apresentou reportagem sobre a situação do monitoramento do radônio no Brasil, veja a reportagem clicando na imagem (ou acessando o link):
O Brasil possui a 5ª maior reserva de urânio no mundo, no entanto não há nenhuma política pública sobre o radônio. Um dos poucos estudos realizados no Brasil, feito em Poços de Caldas/MG, encontrou níveis de concentração 50% maior desse poluente do que a média mundial.
Maiores informações sobre o radônio podem ser encontradas nos seguintes links:
Cartilha da UFRN sobre os efeitos do radônio na saúde: http://mail.geologia.ufrn.br/larana/downloads/cartilhalarana.pdf
Página da USEPA sobre o radônio (em inglês): https://www.epa.gov/radon
Deixe um comentário