Enquete para averiguar impacto odorante de indústria do ramo alimentício

O estudo teve como objetivo verificar o impacto causado por emissões odorantes junto à população circunvizinha a uma fábrica do ramo de alimentos, através da aplicação de questionário.

Foram aplicados 470 questionários divididos nos 13 bairros do entorno do empreendimento emissor visando identificar a percepção da população em relação ao odor típico da produção da unidade. Identificou-se que a população de todos os bairros dentro do perímetro estudado sofre incômodos devido a esse odor. A análise estatística dos dados coletados permitiu a avaliação representativa das respostas quanto à presença de odores, suas respectivas fontes e características.

Os entrevistados alegaram a existência de outra indústria que emite o mesmo tipo de odor, a qual foi a mais citada na maioria dos bairros. Apesar de ser uma indústria com produtos similares à da contratante, alguns entrevistados relataram que conseguem distinguir quando sentem os odores de uma ou de outra empresa.

Ficou clara a necessidade de estudos técnicos investigativos para adequada atribuição de responsabilidade e parcela de contribuição de cada fonte. Sugeriu-se que fosse feito um inventário de emissões odorantes provenientes das fontes mais importantes da região, identificando-as e caracterizando-as por meio de medições olfatométricas associadas à modelagem matemática da dispersão de odores. Nesse processo é fundamental considerar todas as fontes emissoras importantes envolvidas para avaliar o impacto causado por cada emissor isoladamente.

Serviços associados ao case:

Deixe um comentário