As dimensões dos odores
As dimensões dos odores se referem aos parâmetros que medem e identificam um odor. Geralmente são consideradas dimensões de um odor: a concentração, a intensidade, o caráter, o tom hedônico e a persistência. O efeito combinado dessas propriedades está relacionado ao poder de incômodo que pode ser gerado por um odor. A definição de cada uma das dimensões é dada a seguir.
1) Concentração
Atualmente, a concentração odorante é o parâmetro olfatométrico mais utilizado em legislações e avaliações de impacto, podendo ser medido analiticamente ou por meios sensoriais.
A concentração é definida pela American Society for Testing and Materials – ASTM E679 (2011) como o número de diluições (ou a concentração) em que 50% do painel de jurados olfatométricos começam a sentir algum odor. O resultado da análise de concentração odorante, usualmente realizada em olfatometria dinâmica, é dado em unidades de odor por metro cúbico (UO/m³) – Figura 1.
Figura 1: Exemplo da determinação da concentração odorante.
2) Intensidade
A intensidade é a medida da força da sensação odorante e está relacionada à concentração do odor. Apesar disso, não é necessário conhecer a concentração odorante para determinar a intensidade de uma amostra. A intensidade do odor é diretamente percebida pelo receptor.
3) Persistência
A persistência de um odor é a medida da sua mudança relativa em função do número de diluições. É um termo utilizado em conjunto com a intensidade. A intensidade de um odor mudará conforme se altera a concentração, porém a taxa de mudança da intensidade versus a concentração não é a mesma para todos os odores. Essa taxa de mudança é a persistência do odor.
4) Tom hedônico
O tom hedônico é a medida da agradabilidade e desagradabilidade de um odor. A expressão tom hedônico é derivada do termo grego “hedone”, que significa prazer. O valor hedônico é uma categoria de julgamento quanto à característica do odor de ser ou não agradável ou prazeroso. A polaridade prazer/desprazer é acompanhada de forte regularidade na sensação olfativa. Certos autores consideram que a tonalidade hedônica dos odores é o resultado de uma aprendizagem associada à infância.
O tom hedônico é um parâmetro interessante de ser analisado juntamente à concentração odorante aceitável na vizinhança de empreendimentos emissores. Quando o odor emitido é prazeroso, as reclamações e incômodos relatados pela população costumam ser inferiores quando comparados a emissões de odores desagradáveis.
5) Caráter
O caráter de um odor o distingue de um outro odor com igual intensidade. A linguagem olfativa é baseada na comparação da percepção a um odor fundamental frequentemente encontrado, sendo assim reconhecido pelo indivíduo que o sente.
O odor é caracterizado utilizando-se um vocabulário de referência que traduza em palavras as subjetividades que o identificam (gosto e sensações associadas, por exemplo). McGinley e McGinley, (2002) apresentam oito categorias reconhecidas da descrição de um odor através da ilustração da “roda de odor”. As categorias são: vegetal, frutífero, floral, medicinal, químico, peixe, ofensivo e terra.
Referências Bibliográficas:
American Society for Testing and Materials (ASTM) E 679-2011: Determination of Odor and Taste Thresholds by a Forced-Choice Ascending Concentration Series Method of Limits, Filadélfia, 2011.
MCGINLEY C.; MCGINLEY M. Odor testing biosolids for decision making. Apresented at: Water Environment Federation Specialty Conference: Residuals and Biosolids Management Conference. Austin, TX: 3-6 March, 2002.
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