Aeroporto

Um dos impactos ambientais mais significativos relacionados aos aeroportos está na parte atmosférica. Na sequência são apresentados estudos tipicamente realizados para cada fase do empreendimento: prévia à instalação, de instalação e de operação. Os estudos oferecidos são personalizados conforme a necessidade do cliente.

Inventário de fontes de poluição atmosférica: Para prever o impacto atmosférico ocasionado pela futura instalação de um aeroporto, a primeira etapa é a realização de um inventário prévio de emissões atmosféricas, contabilizando as emissões de máquinas, veículos e da operação de aviões. Para saber mais sobre inventário de fontes de poluição atmosférica, clique aqui.

Modelagem de dispersão atmosférica: Essa ferramenta é aplicada para diagnosticar a magnitude, abrangência e frequência dos eventuais impactos. O estudo de dispersão também serve como base para a determinação de pontos de monitoramento durante a execução da obra/operação do aeroporto. Além disso, o estudo pode diagnosticar se o local escolhido para a implantação do empreendimento é adequado. Os resultados do estudo indicam a necessidade ou não de aplicação de medidas de controle de emissão. Para saber mais sobre modelagem de dispersão atmosférica, clique aqui.

Monitoramento ambiental: Para determinar as concentrações ambientais dos poluentes provenientes dos aeroportos na fase de operação, normalmente são instalados equipamentos de medição de poluentes no entorno do empreendimento, em pontos pré-determinados pela modelagem de dispersão. Com esses resultados é possível realizar uma comparação aos limites legais dos poluentes e averiguar se o empreendimento causa ou não um impacto significativo na qualidade do ar. Para saber mais sobre medições da qualidade do ar, clique aqui.

Modelagem de dispersão atmosférica: Essa ferramenta é aplicada para diagnosticar a magnitude, abrangência e frequência dos eventuais impactos. O estudo de dispersão também serve como base para a determinação/adequação de pontos de monitoramento durante a operação do aeroporto. Os resultados do estudo indicam a necessidade ou não de aplicação de medidas de controle de emissão. Para saber mais sobre modelagem de dispersão atmosférica, clique aqui.

Inventário de fontes de poluição atmosférica: Para diagnosticar o impacto atmosférico ocasionado pela operação de um aeroporto, é necessário identificar todas as fontes de poluição atmosférica que comprometem a qualidade do ar na região. Para saber mais sobre inventário de fontes de poluição atmosférica, clique aqui.